Dr. Alexandre Amato
Nascido em Abril de 1865, em Campanha, Minas Gerais, Vital Brasil Mineiro da Campanha trabalhou muito para conseguir estudar Medicina, formando-se em 1891 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Dedicou-se com tal afinco pela ciência que chegou a contrair peste bubônica e febre amarela nos seus trabalhos.
Ao formar-se, partiu para a França, especializando-se, em Paris, nos estudos de laboratório, com os professores Mesnil, Metchnikoff, Borel e Roux.
Ao regressar para o Brasil, espantou-se com a quantidade de vidas perdidas com picadas de cobras e passou a estudar o assunto dedicando a ele todas suas energias. Em 1898, no Instituto Bacteriológico de São Paulo, preparou os primeiros soros eficazes contra os venenos de crotalos e bothrops. No ano seguinte, Adolpho Lutz, sugeriu ao governo a criação de um instituto soroterápico, que veio a ser o Instituto Butatã, oficializado em 1901, dirigido por Vital Brasil.
Em 1919, mudou-se para Niterói, onde fundou o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, hoje Instituto Vital Brasil.
De seus seis filhos, todos se dedicaram à medicina e pesquisas. Um deles, seguindo a determinação do pai, faleceu vítima de uma infecção contraída ao realizar pesquisas sobre estreptococos.
Várias de suas obras se destacaram, como O ofidismo no Brasil (1906), A defesa contra o ofidismo (1911).
Faleceu em Maio de 1950, aos 85 anos, como um dos maiores cientistas brasileiros. E, ao se tornar imortal, teve seu nome “abrasileirado”, de Dr. Vital Brazil, passou a ser chamado Dr. Vital Brasil.
Na biografia do Dr. Vital Brasil, da lavrra do Dr. Alexandre Amato, há várias informações incorretas, entre elas:
Nascido em Abril de 1985 – nasceu 28 de abril de 1865
peste bulbonica – peste bubônica
Metchinikoft – Metchnikoff
Agradeço o comentário. Corrigido.