Dr. Vital Brasil Mineiro da Campanha

VitalBrasil

Dr. Alexandre Amato

 

Nascido em Abril de 1865, em Campanha, Minas Gerais, Vital Brasil Mineiro da Campanha trabalhou muito para conseguir estudar Medicina, formando-se em 1891 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Dedicou-se com tal afinco pela ciência que chegou a contrair peste bubônica e febre amarela nos seus trabalhos.

Ao formar-se, partiu para a França, especializando-se, em Paris, nos estudos de laboratório, com os professores Mesnil, Metchnikoff, Borel e Roux.

Ao regressar para o Brasil, espantou-se com a quantidade de vidas perdidas com picadas de cobras e passou a estudar o assunto dedicando a ele todas suas energias. Em 1898, no Instituto Bacteriológico de São Paulo, preparou os primeiros soros eficazes contra os venenos de crotalos e bothrops. No ano seguinte, Adolpho Lutz, sugeriu ao governo a criação de um instituto soroterápico, que veio a ser o Instituto Butatã, oficializado em 1901, dirigido por Vital Brasil.

Em 1919, mudou-se para Niterói, onde fundou o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, hoje Instituto Vital Brasil.

De seus seis filhos, todos se dedicaram à medicina e pesquisas. Um deles, seguindo a determinação do pai, faleceu vítima de uma infecção contraída ao realizar pesquisas sobre estreptococos.

Várias de suas obras se destacaram, como O ofidismo no Brasil (1906), A defesa contra o ofidismo (1911).

Faleceu em Maio de 1950, aos 85 anos, como um dos maiores cientistas brasileiros. E, ao se tornar imortal, teve seu nome “abrasileirado”, de Dr. Vital Brazil, passou a ser chamado Dr. Vital Brasil.

Marcações:

2 comentários em “Dr. Vital Brasil Mineiro da Campanha”

  1. Antônio Caetano P. Simões

    Na biografia do Dr. Vital Brasil, da lavrra do Dr. Alexandre Amato, há várias informações incorretas, entre elas:
    Nascido em Abril de 1985 – nasceu 28 de abril de 1865
    peste bulbonica – peste bubônica
    Metchinikoft – Metchnikoff

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.