Pular para o conteúdo

Tipos de Candidíase: As causas e o tratamento

Candidiase

Você sabe quais são os tipos de Candidíase? Além dos tipos mais conhecidos como, por exemplo, candidíase vaginal e a masculina, existem outros tipos que não são tão comuns.

Mas, apesar disso, também precisam de cuidados porque podem trazer consequências graves.

A candidíase é um tipo de infecção que é originalizada por meio do crescimento excessivo do fungo Candida Albicans na região genital, tanto do homem quanto da mulher.

Ele é comum nas pessoas e a sua presença não é sempre um alerta de perigo, pois o sistema imune consegue controlar o seu desenvolvimento.

Entretanto, quando ele está enfraquecido por algum motivo o fungo acaba crescendo de forma exagerada e, assim provocando a infecção.

Essa infecção pode aparecer tanto na região genital como também em outras partes do corpo, por isso é importante que você conheça os tipos de candidíase para que possa identificá-la.

Nesse post você vai conhecer as causas e também os tipos que existem.

As principais causas da Candidíase

A candidíase se desenvolve quando o sistema imunológico está fraco e não consegue controlar a proliferação do fungo Candida Albicans.

Nesse sentido, existem algumas situações que enfraquecem o sistema imune como, por exemplo:

  • O período de menstruação,
  • Gravidez,
  • Use de medicamentos do tipo antibiótico e anticoncepcionais,
  • Doenças crônicas como diabete, lúpus, AIDS e entre outros,
  • Doenças como gripe e entre outras,
  • Falta de higiene na região genital.

Essas são apenas algumas das situações que podem causar a infecção tanto nos homens quanto nas mulheres.

 

Os tipos de candidíase que você precisa conhecer

Essa infecção pode surgir nos homens e mulheres em diversos locais do seu corpo.  Então, para que você possa identificá-la é preciso conhecer os tipos e sintomas:

  1. Candidíase vaginal

Esse é o tipo mais comum nas mulheres, os seus sintomas são coceira vaginal, mau cheiro e dor ao urinar.

  1. Candidíase oral

O sapinho que afeta tanto pessoas adultas como crianças é um dos tipos de candidíase, ela surge quando o sistema imune está baixo e tem como sintoma placas esbranquiçada na boca, na língua e dor ao engolir.

  1. Candidíase masculina

Geralmente a candidíase nos homens não aparecem sintomas, mas, quando aparecem podem ser manchas vermelhas no pênis, inchaço, ardor ao urinar, dor nas relações sexuais e também feridas esbranquiçadas na glande.

  1. Candidíase na pele

Nesse tipo de infecção a pessoa pode sentir coceira e perceber alguns pontos de vermelhidão em sua pele.

  1. Candidíase intestinal

Nesse tipo de infecção a pessoa pode observar alguns resíduos esbranquiçados nas fezes que estavam presos na parede do intestino.

Como é realizado o diagnóstico da Candidíase?

O diagnóstico é realizado pelo médico através de exames e da avaliação dos sintomas.

No caso das mulheres, o médico ginecologista é quem pode avaliar a situação e, no caso dos homens o médico será o urologista.

Entretanto, como os sintomas da candidíase podem aparecer na pele em outras partes do corpo, tanto o homem quanto a mulher podem procurar um dermatologista para avaliar o caso.

Como é feito o tratamento?

A candidíase é uma infecção que tem tratamento e ele na maioria das vezes pode ser realizado com pomadas antifúngicas como, por exemplo, Fluconazol e Candicort, que devem ser receitadas pelo médico e aplicada de 2 a 3 vezes por dia.

Por outro lado, quando o caso é grave pode ser necessário o uso de medicamentos específicos.

O tratamento deve ser realizado conforme a recomendação médica. Em caso de algum sintoma a recomendação é procurar um médico imediatamente, pois a falta de tratamento pode piorar o caso.

Conclusão

Essa infecção pode ser evitada com alguns cuidados básicos como, por exemplo, boa alimentação, exercícios físicos, e higienização adequada na região genital.

Dra. Juliana Amato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.