Você sabe quais são os tipos de Candidíase? Além dos tipos mais conhecidos como, por exemplo, candidíase vaginal e a masculina, existem outros tipos que não são tão comuns.
Mas, apesar disso, também precisam de cuidados porque podem trazer consequências graves.
A candidíase é um tipo de infecção que é originalizada por meio do crescimento excessivo do fungo Candida Albicans na região genital, tanto do homem quanto da mulher.
Ele é comum nas pessoas e a sua presença não é sempre um alerta de perigo, pois o sistema imune consegue controlar o seu desenvolvimento.
Entretanto, quando ele está enfraquecido por algum motivo o fungo acaba crescendo de forma exagerada e, assim provocando a infecção.
Essa infecção pode aparecer tanto na região genital como também em outras partes do corpo, por isso é importante que você conheça os tipos de candidíase para que possa identificá-la.
Nesse post você vai conhecer as causas e também os tipos que existem.
As principais causas da Candidíase
A candidíase se desenvolve quando o sistema imunológico está fraco e não consegue controlar a proliferação do fungo Candida Albicans.
Nesse sentido, existem algumas situações que enfraquecem o sistema imune como, por exemplo:
- O período de menstruação,
- Gravidez,
- Use de medicamentos do tipo antibiótico e anticoncepcionais,
- Doenças crônicas como diabete, lúpus, AIDS e entre outros,
- Doenças como gripe e entre outras,
- Falta de higiene na região genital.
Essas são apenas algumas das situações que podem causar a infecção tanto nos homens quanto nas mulheres.
Os tipos de candidíase que você precisa conhecer
Essa infecção pode surgir nos homens e mulheres em diversos locais do seu corpo. Então, para que você possa identificá-la é preciso conhecer os tipos e sintomas:
Esse é o tipo mais comum nas mulheres, os seus sintomas são coceira vaginal, mau cheiro e dor ao urinar.
- Candidíase oral
O sapinho que afeta tanto pessoas adultas como crianças é um dos tipos de candidíase, ela surge quando o sistema imune está baixo e tem como sintoma placas esbranquiçada na boca, na língua e dor ao engolir.
- Candidíase masculina
Geralmente a candidíase nos homens não aparecem sintomas, mas, quando aparecem podem ser manchas vermelhas no pênis, inchaço, ardor ao urinar, dor nas relações sexuais e também feridas esbranquiçadas na glande.
- Candidíase na pele
Nesse tipo de infecção a pessoa pode sentir coceira e perceber alguns pontos de vermelhidão em sua pele.
- Candidíase intestinal
Nesse tipo de infecção a pessoa pode observar alguns resíduos esbranquiçados nas fezes que estavam presos na parede do intestino.
Como é realizado o diagnóstico da Candidíase?
O diagnóstico é realizado pelo médico através de exames e da avaliação dos sintomas.
No caso das mulheres, o médico ginecologista é quem pode avaliar a situação e, no caso dos homens o médico será o urologista.
Entretanto, como os sintomas da candidíase podem aparecer na pele em outras partes do corpo, tanto o homem quanto a mulher podem procurar um dermatologista para avaliar o caso.
Como é feito o tratamento?
A candidíase é uma infecção que tem tratamento e ele na maioria das vezes pode ser realizado com pomadas antifúngicas como, por exemplo, Fluconazol e Candicort, que devem ser receitadas pelo médico e aplicada de 2 a 3 vezes por dia.
Por outro lado, quando o caso é grave pode ser necessário o uso de medicamentos específicos.
O tratamento deve ser realizado conforme a recomendação médica. Em caso de algum sintoma a recomendação é procurar um médico imediatamente, pois a falta de tratamento pode piorar o caso.
Conclusão
Essa infecção pode ser evitada com alguns cuidados básicos como, por exemplo, boa alimentação, exercícios físicos, e higienização adequada na região genital.
Dra. Juliana Amato